quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Maquiagem Urbana





Calça de cintura alta, mulheres de franjinha, camisas floridas de botão e noites intermináveis. Para muitos isso acabou junto com os anos 80, mas tenho que confessar que esse estilo “Embalos de sábado à noite” sempre me chamou a atenção, e uma coisa que me fazia devanear sobre tal época, era voltar do trabalho no centro do Rio e passar pela frente da velha HELP!. Sinceramente não sei nem se ela foi da época em questão, nem estou muito interessado em saber, só sei que aquele visual da fachada me faz imaginar minhas tias quarentonas dançando loucamente durante os fins de semana.

Minhas tias que fumavam cigarro de canela, curtiam a praia das 6 às 6, e antes das noitadas faziam a pré no bar do osvaldo. Hoje arrumam seus filhos para irem para a escola e trabalham feito loucas 9 dias por semana. Acho que no fundo no fundo o tal cigarro de canela celebrava a jovialidade e liberdade da juventude, e apesar de nunca ter entrado na HELP! (pelo que dizem hoje em dia é um antro GLS) aquela fachada me faz refletir sobre meus 20 e poucos anos.

Trocando em miúdos para entenderem por que estou falando da HELP!. Agora pouco li a notícia de que será demolida para a construção do MIS (Museu da Imagem de do Som), mas uma ostentação pseudo-cultural-arquitetônica do Governo do Estado para inglês ver. Não sei por que, mas alguma coisa me faz lembrar da Cidade da Música (superfaturamento descarado). O valor da obra do MIS está estimado em R$ 65.000.000.

Numa cidade onde o Bope ganha trator pra derrubar barricadas do crime organizado, se faz festa pela construção de mais uma enganação. É investimento em cultura? Duvido que serão enviados convites para o coquetel de inauguração para a rocinha. É cultural, então no mínimo deve ser agregador. Numa cidade de contrastes, mais uma palhaçada pra gringo tirar foto e o povo aplaudir a maquiagem urbana.

Mudando de assunto:

http://paraibavoador.blogspot.com/2009/08/255-mulheres-explicadas-por-engenheiros_06.html

Vale a pena conferir esse link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário